Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

O Tempo perguntou ao Tempo - Qto Tempo o Tempo tem? O Tempo respondeu - O Tempo tem de Tempo qto o Tempo tem.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Recordações...

Se recordar é viver
Vive e recordaras
Esquece quando eu te esquecer
E jamais esquecerás

Este pequeno verso faz parte dum conjunto de versos da minha adolescência, era um exercício que nós fazíamos nas aulas quando não ligávamos ao que o prof. dizia .

Ontem tive de ir buscar umas coisas ao sótão, e numa das caixas encontrei o meu diário, já não me lembrava que o tinha, mas que me trouxe enumeras recordações, e é isso que eu quero falar hoje.

A primeira recordação é da minha bisavó, sentada na ombreira da porta ao sol, não devia ter mais de dois anos, porque ela morreu tinha eu 3 anos, a seguinte é as cheias de 1979, tinha eu na altura 4 anos, foi na altura que eu me mudei do Cacém para Azambuja, e lembro-me de se andar de barco na estrada nacional, de ir buscar agua ao carro dos bombeiros com o meu irmão e de terem acordado o meu pai para ir por o carro na parte alta da vila porque as aguas estavam a subir.
As recordações seguintes que eu possa dizer que me marcaram foram talvez o meu primeiro convite para dançar num baile de final de período da escola, ainda me lembro da música e com foi feito o pedido, um piscar de olhos, uma hesitação da minha parte e a confirmação da parte dele, uma conjunto de musica calma sem uma palavra, só meses mais tarde é que eu fiquei a saber o nome dele, ele já não estudava na minha escola, a primeira musica foi “Classis”, ainda hoje quando oiço a musica me lembro disso, a seguinte recordação é a viagem de finalistas à terra do bebe e dorme, isso mesmo, eu também fui lá e vou tentar não voltar lá novamente, a viagem foi fantástica, a terra é que é horrível, devo ter sido das poucas pessoas que não cometeu excessos na viagem, talvez porque alguém tinha de levar o resto do pessoal para o hotel, mas visitas ao posto de saúde por álcool em excesso e insolações também houve.

Mas talvez a recordação que eu tenho mais querida, foi a primeira vez que visitei a terra do meu marido, vou descreve-la um pouco, uma aldeia pequena, (cerca de 50 habitantes, se imaginarmos que cada casa mora uma média de 7 pessoas) perdida no meio da serra que rodeia Viseu mesmo no fim de um vale, com uma rua com um nome muito interessante, “Rua do volta a traz” traduzindo é um beco, uma ermida muito antiga e muito bonita com direito a três dias de festa anual composta por procissão, baile nocturno e leilão de fogaças, a estrada de entrada na aldeia é a de saída e um largo para se poder dar volta ao carro para ir embora, isto para uma lisboeta a primeira impressão era que tinha ido parar a uma outra dimensão, ou então tinha voltado à idade da pedra, porque também existem os carros de bois, não havia um café, ainda hoje não tem nenhum ou uma pequena loja de comercio, essa modernidades ficam a cerca de 5 km numa estrada cheia de curvas, mas já me estou a divagar, voltando ao que interessa, fomos visitar uma tia dele, que tem a bonita idade de 86 anos, que todos os sábados cozia, ainda hoje o faz, pão de milho, e como era a minha primeira visita fazia para o lanche Bola, mas qual não foi o meu espanto, ainda hoje tenho a imagem gravada na memoria e o meu pensamento, que ela pôs o pão no formo e mandou um dos netos buscar bosta de vaca, isso mesmo, para vedar o forno, o meu primeiro pensamento foi, como é que eu vou conseguir comer o pão depois de ter visto ela fazer aquilo, claro que ela não mexeu a massa com as mãos sujas, só mexeu na bosta depois do pão estar no forno, mas mesmo assim eu estava toda arrepiada, no fim do pão sair do forno foi posto na mesa, e eu continuava a pensar naquilo, como eu ia experimentar o pão, eu adoro pão de milho, mas depois de uns momentos de hesitação lá me enchi de coragem e comi, e o que eu posso dizer é que todas as vezes que vamos a casas da tia dele eu peço sempre para ele fazer a Bola, sou fã, hoje já não faz como fazia antes, também já não tens vacas, mas é simplesmente divinal.

Até à próxima…

1 Comments:

Blogger Sol said...

lol

4:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home